Codelic Hackers
Estamos voltando

"Crie e modele suas construções e ideias 3D com esta ferramenta totalmente gratuita! Confira as novidades da oitava versão."

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

"Crie e modele suas construções e ideias 3D com esta ferramenta totalmente gratuita! Confira as novidades da oitava versão."

Mensagem por Convidad em Qui Set 02, 2010 9:05 pm

A gigante Google adquiriu uma das melhores ferramentas de modelação 3D do mercado, o SketchUp, considerado por muitos como o lápis do desenho digital. Ao comprar a @Last Software, a Google obteve a versão profissional do software (que custa 495 dólares) e criou também uma versão gratuita muito interativa e versátil, sendo capaz de trabalhar em conjunto com o Google Earth.
Desenvolvido para arquitetos, engenheiros civis, produtores de filmes, desenvolvedores de jogos e outros profissionais relacionados, o SketchUp é um conjunto de ferramentas para a criação de modelos tridimensionais. Este programa foi pensado para ser mais intuitivo, flexível e fácil de usar do que programas similares.
Através de vídeos tutoriais, um centro de ajuda e uma comunidade de usuários, é fácil desvendar as ferramentas do SketchUp e obter ajuda em caso de dúvidas. Isso permite que qualquer usuário comece a trabalhar e criar modelos em pouco tempo.
Criando modelos com ajuda
Uma ajuda fácil é a caixa de diálogo do instrutor, a qual você habilita e desabilita a qualquer momento.
Como característica marcante dos serviços da Google, o SketchUp tem grande capacidade de interação com outros serviços, como o Google Earth e o YouTube. Você pode, por exemplo, modelar sua cidade para o Google Earth, criar uma animação e publicá-la no YouTube.


Você também pode modelar ambientes internos como quartos e salas. Não há limite nenhum neste sentido. Os modelos podem ser feitos do zero ou então a partir de criações de outros usuários, que podem ser baixadas através do Google 3D Warehouse – um enorme banco de modelos.
Suas ferramentas

Todo modelo criado pelo SketchUp é feito basicamente de dois elementos primordiais: cantos e faces. Os primeiros são linhas retas e os segundos são os formatos bidimensionais criados quando vários cantos formam uma figura.
Qualquer superfície lisa pode ser transformada em uma forma tridimensional com uma ferramenta simples. Basta “puxar e empurrar” a figura com o mouse. Por exemplo, um retângulo pode virar uma caixa em poucos cliques.
A ferramenta "Follow Me" apresenta um conceito inovador para criar formas tridimensionais de superfícies bidimensionais através de caminhos determinados. Por exemplo: faça uma linha em L e depois crie um círculo para modelar um cano. Essa ferramenta também pode ser utilizada para arredondar cantos em modelos como corrimãos, mobílias, etc.
As partes geométricas dos modelos criados podem ser agrupadas, o que facilita a movimentação, cópia e colagem dentro do trabalho. Há também os componentes, grupos de objetos nos quais uma modificação atinge todos eles.
Caso sua criação tenha muitos objetos, organize-os através de anotações que podem conter informações como dimensões e outros detalhes. Para criações ainda mais complexas, é possível visualizá-las em seu contexto diretamente no Google Earth.
Mais recursos
Outra ferramenta de destaque no SketchUp é a possibilidade de olhar dentro do seu modelo, cortando temporariamente partes do design para isso. Essas seções podem ser utilizadas para a criação de visualizações ortográficas.
Há também outras ferramentas de navegação que lhe permitem visualizar o modelo de uma perspectiva em primeira pessoa. Você se coloca em qualquer lugar diante do modelo com uma cabeça virtual ou então anda para explorar a criação, sendo possível até subir e descer escadas e rampas.
Criar terrenos é fácil com a ajuda de ferramentas especiais. Gere paisagens a partir de linhas importadas. Adicione linhas e vales para então criar uma estrada altamente fiel.
As dimensões são precisas e é possível imprimir seus objetos em tamanho real.


Importando e exportando
Você pode importar arquivos do tipo 3DS, DXF e DWG diretamente aos seus modelos. Também é possível trabalhar com imagens nos formatos JPG, PDF, PNG e TIFF. Elas podem ser usadas individualmente ou como parte de superfícies para a criação de modelos realísticos.


O que veio com a versão 7
O Google SketchUp chegou à versão 7 com várias novidades e melhorias. O programa ficou ainda mais fácil de usar e com novas ferramentas para usuários avançados, entre muitas outras modificações. Os objetos respondem com melhor eficiência quando o usuário interage com eles. Por exemplo, linhas que se cruzam são separadas automaticamente no ponto de encontro.
Uma ferramenta especial de interação pode gerar animações, rotacionar, mover, redimensionar e alterar a cor de componentes dinâmicos. As dicas de desenho tornaram-se mais claras e consistentes. Um exemplo é a caixa de diálogo com opções para componente, que pode ser utilizada para configurar diferentes objetos.


A partir desta versão o usuário pode procurar por modelos no Google 3D Warehouse diretamente da área de navegação, além de levar créditos por contribuições e poder acompanhar colaboradores. Qualquer objeto encontrado no Warehouse pode ser salvo no seu PC para uso posterior.
Os seus templates podem ser customizados com estilos, marcas-d’água e componentes específicos com mais facilidade. Essas são ferramentas que organizam melhor o feedback que você pode ter ao participar da comunidade do Google SketchUp.
As novidades saídas do forno
A chamada modelagem em contexto proporcionada pelo SketchUp é reforçada pelo Google Building Maker. Nele você constrói seu desenho diretamente em uma imagem capturada do Google Earth. Tal modelagem elaborada sobre localizações geográficas reais possibilita ao projetista criar estruturas fidedignas às originais e visualizar o resultado final do seu trabalho com mais realismo, amenizando a probabilidade de instituírem-se equívocos.
Ainda nesta ferramenta, a nova versão do programa apresenta maior detalhamento da área trabalha ao implementar mais camadas a sua estruturação lógica computacional e consegue reproduzir imagens coloridas à contextualização – diferentemente do seu antecessor. Com o recurso do Match Photo o usuário dá um toque de maior veracidade ao esquema, transpondo fotografias do Google Earth para o desenho.
Dê uma olhada no vídeo seguinte e acompanhe todo o potencial deste poderoso aplicativo:

Outro ponto que recebeu aperfeiçoamentos na última atualização do software foi a inserção de objetos sólidos. Nos moldes atuais, o usuário tem a sua disposição as opções de unir, interseccionar, abrir fendas, definir recortes de até três níveis e calcular o volume para cada elemento solidificado em seus projetos.
A versão PRO
Os usuários da versão PRO do Google SketchUp contam com a ferramenta LayOut 2, que deixou de ser Beta e está mais rápida, estável e conta com renderização de vetores e melhor manipulação de textos. A versão PRO do Google SketchUp ainda dispõe de ferramentas para a criação de componentes dinâmicos que incluem modelos animados, escalados e replicados.
Qualquer componente pode ser transformado em dinâmico na versão paga. Todos os modelos feitos no Google SketchUp podem ter tags com informações e explicações para torná-los mais úteis e fáceis de trabalhar.
Clique aqui para saber mais e baixar a versão PRO do Google SketchUp
Download Aqui

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum