Codelic Hackers
Estamos voltando

Como Criar Bordas Ornamentais no Illustrator

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como Criar Bordas Ornamentais no Illustrator

Mensagem por Convidad em Qua Ago 25, 2010 11:04 pm

Nesse tutorial vou mostrar como criar bordas/molduras customizadas no Ai(Adobe Illustrator). Recomendo que, antes de seguir este tutorial, vc
assista aos dois outros tutoriais sobre brushes no illustrator, que podem ser acessados clicando AQUI.

Vou começar usando elementos que podem ser facilmente encontrados na internet. Vou usar um dos elementos que poder ser baixados clicando AQUI



Vou navegar usando o Bridge até a minha pasta de vetores e abri-lo com um duplo clique. Caso não se sinta familiar usando o Bridge, recomendo que siga um tutorial sobre esse assunto clicando AQUI.



veja que este documento tem muitos vetores, mas vou usar somente um deles, o destacado na imagem. seleciono o vetor com a seta preta(selection tool) somente marcando en volta dele com a ferramenta, e em seguida o copio(ctrl+c). Neste momento já posso fechar esse documento(ctrl+w).



vou criar um novo documento indo em File>New e em seguida nomeando-o borda e dando as dimensões de 500pt x 500pt.



em seguida colo(ctrl+v) o vetor copiado do documento anterior. agora seleciono novamente esse vetor e o arrasto para o painel de Brushes(caso não esteja visível vá ao menu Window>Brushes).



nesse momento surgirá um prompt onde será quetionado o tipo de Brush a ser criada. Para o tipo de efeito que eu quero acredito que a melhor solução seja uma Brush do tipo Pattern. Quando selecionamos esta opção um novo prom
pt é exibido, como na imagem a seguir.



É sempre uma boa idéia dar um nome às nossas Brushes. no meu caso vou nomea-la borda, mas é bom ter em vista que esse nome pode não ser muito conveniente para um trabalho mais complexo. Todas as opções nesse prompt podem ser modificadas posteriormente, então não se preocupe se a brush não funcionar corretamente quando usa-la.
Simplesmente clique em OK para terminar a criação da brush. Para testar minha Brush vou desenhar uma circunferência usando a ferramenta Ellipse Tool(atalho 'L'). Em seguida vou aplicar a brush recém criada(em geral ela é a última da lista, a não ser q seja uma brush do tipo Calligraphic ou Scatter). Para tirar um melhor proveito do efeito borda, vou modificar algumas propriedades da brush especificamente para essa circunferência que criei, para isso vou clicar no ícone destacado na imagem a seguir:



repare que quase todas as opções que tivemos no momento de criação da brush estão disponíveis agora para modificações. A opção Scale modifica o tamanho da borda, e essa é a opção de maior impacto no resultado final. A opção Spacing diz o quanto de espaço deve-se ter entre cada repetição daquele elemento inicial, e seu valor tem como referência o tamanho do elemento(dessa maneira a opção Scale faz toda a diferença). As opções dentro do campo Fit causam pequenas modificações no resultado final, porém é bom testar cada um deles para ter um melhor resultado. O campo Flip muda somente a orientação do elemento que se repete na borda, e também recomendo que mude para testar variações. No meu caso eu usei os seguinte valores(repare que para os resultados serem vistos no monento da modificação, a caixa Preview deve estar marcada):



e o resultado final é o seguinte:



agora várias formas com a mesma brush aplicada:




Recomendo que você teste com outros elementos, mas não recomendo que use esse tipo de brush em formas muito complexas, pois o Ai pode levar muito tempo para fazer esse tipo de operação, e certamente o resultado não será nada bom.

Abraços!



Webtutoriais:52347154
DK-TW-TC
avatar
Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum